terça-feira, 28 de agosto de 2012
COMPARTILHEM MAIS ESTA DERROTA DO ATO MÉDICO!
A ACUPUNTURA É DE TODOS NÓS!!!!!!!!!!
Comunicados
Acupuntura: Coffito publica nota de esclarecimento sobre a Decisão do TRF-1
O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) vem esclarecer os recentes fatos ocorridos junto ao Tribunal Regional Federal, a fim de se evitar especulações desnecessárias e que possam desgastar o resultado pretendido pelo Coffito em benefício de todo
s os Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais Acupunturistas interessados, a saber:
Tão logo ocorreu a publicação do julgamento, o COFFITO, após definição conjunta com todos os Conselhos Regionais, apresentou recurso de embargos de declaração, porém, por equívoco, a petição foi juntada nos autos de outro processo, que, apesar estar com o mesmo Desembargador, não foi percebido pela Secretaria do TRF-1 a juntada equivocada, razão pela qual, consta a informação do trânsito em julgado da decisão. Na presente data, a PROJUR do COFFITO já diligenciou no sentido de restabelecer a normalidade processual e já solicitou ao referido desembargador que promova o acertamento da juntada da aludida petição e prossiga no trâmite processual adequado, segundo estabelece o sistema processual vigente.
Brasília, 06 de agosto de 2012
ROBERTO MATTAR CEPEDA
PRESIDENTE
Fonte: Coffito
segunda-feira, 27 de agosto de 2012
"Amigos, politica pode parecer chato, mas é ela que norteia nossas vodas. Tudo é politica, logo, não dá para se sentir no planeta Marte, ou sentirá por mais quatro anos, a devastação que a politicagem nos impõe. Estou fazendo um trabalho sério, sem demagogia e sem querer agradar a todos. Ganho amigos e perco ou me me afasto daqueles falsos profetas . Acerto muito e erro também. Sou humano. Como já disse em outros posts, mudo de opiniões sempre, mas de princípios nunca. Pode parecer chato, mas sempre estive aqui brigando contra ato médico, pela dignidade profissional dos fisioterapeutas e de outras classes da saúde, pelas 30 horas da enfermagem. Criei a petição contra o ato médico que você certamente já assinou e que corre por todos os grupos do facebook, que é o "Dilma, vete o ato médico". Criei também o grupo, Presidente Dilma, vete o ato médico. Sou Moderador de dezenas de grupos aqui no face, à convite de seus proprietários, como o estupendo grupo DIGA NÃO AO ATO MÉDICO, onde lá, inseri a petição do Dilma, vete o ato médico. Digo tudo isso, porque estou aqui no facebook, desde sua implantação no Brasil. Não cheguei ontem e minha candidatura a Vereador pela cidade do Rio de janeiro, foi em decorrência de todas estas atividades e a pedidos de amigos, vendo minha seriedade e minha luta. Não tenho dinheiro para "comprar" votos e se o tivesse, não o faria. Não tenho carro de som. Tenho as redes sociais, tenho vocês, que anseiam por mudanças e melhorias tanto quanto eu. Sei fazer e aprendi com humildade, a pedir, pois sozinho, não somos nada e não chegaremos a lugar algum. Preciso de sua ajuda, de sua confiança. Vamos acabar com esta história que "sempre foi assim" , mudarmos e fazermos por nós mesmos, é o caminho mais linear. Por acaso sou eu que peço, mas poderia ser você. Preciso de sua ajuda. Dá para fazer. Dá para mudar. Dá para acontecer. Acredite! Eu acredito.
Me ajuda?!
Muito obrigado!
Dr. Allan Ponts
23856
Rio de janeiro."
sexta-feira, 24 de agosto de 2012
CLÍNICAS DA FAMÍLIA. DE FATO!
Estive pensando...Sou candidato a Vereador aqui na cidade do Rio de Janeiro e temos já implantadas, algumas Clínicas da Família. Até aí, tudo certo. O povo precisa de atenção básica. Continuei pensando e percebi que estava básica mesmo. Um espaço enorme utilizado por médicos, enfermeiro(a)s e agentes de saúde. Existe uma rotina, um planejamento para cada atendimento, tudo bem, mas falta, falta mais, muito mais. Comecei a pensar nos portadores de Alzheimer e suas famílias, que não sabem como lidar com esse drama...Médicos, Enfermagem, Agentes de saúde. Não, seria impossível uma equipe tão delimitada dar suporte ao paciente e seus familiares. Faltam os Psicólogos, os Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, entre outros, para um melhor acolhimento profissional.
Continuei pensando...Lembrei do Projeto Escoliose, de minha amiga, Patrícia Ítalo Mentges...Pensei inicialmente em implantar nas escolas Municipais, o que será feito, de forma preventiva, mas por quê também não utilizar do espaço das Clínicas da Família? Fantástico! Prevenção e empregos, n'uma tacada só.
Bem, peço que me ajudem a continuar pensando, enviando ideias, mas principalmente peço que nao me deixem apenas no campo das ideias...Me faça seu Vereador para que as famílias, as crianças e adolescentes, tenham uma chance a mais para um futuro melhor.
Peço com humildade e farei com ética e dignidade.
SAÚDE & EDUCAÇÃO. O RIO PRECISA!
domingo, 5 de agosto de 2012
NOSSAS PROPOSTAS PARA A POPULAÇÃO DA CIDADE MARAVILHOSA:
- Articular a pratica da integralidade real por meio da inserção de todos os serviços profissionais de saúde na atenção básica com vistas a estratégia saúde da família (projeto pronto para ser protocolizado).
- Inserção da oferta de serviços que envolvam práticas integrativas e complementares (acupuntura solidária, homeopatia, arteterapia, fitoterapia e plantas medicinais, hidroterapia, terapia manuais e posturais), praticas populares e terapia comunitária, na saúde na rede básica de atenção à saúde do Rio de Janeiro a partir de uma Politica Municipal (projeto pronto para ser protocolizado).
- Obrigatoriedade na oferta serviços de Fisioterapia 24h nas UTI’s dos hospitais da rede municipal do Rio de Janeiro, exingido a especialidade na área, com plantões diurnos e noturnos (projeto pronto para ser protocolizado) em consonância com a RDC da ANVISA.
- Inserção de Serviços de Fisioterapia Uroginecológica no Hospital da Mulher e nos Centros de Saúde do Rio de Janeiro e no HOSPITAL DA MULHER, a fim de assistir Mulheres com Incontinência Urinária e Fecal.
- Proposição para que a Prefeitura do Rio de Janeiro em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o governo Federal crie o Hospital Público do IDOSO, 100% SUS, seguindo o exemplo do Hospital do Idoso Zilda Arns de Curitiba Paraná, com equipe multiprofissional de especialistas nas diversas áreas e, em especial, em geriatria e gerontologia somente para o atendimento de idosos.
- Defender a criação de um sistema de transporte coletivo inter hospitais e outras unidades de saúde, com uma via especial.
- Defender e articular politicamente com a Prefeitura e o Ministério da Saúde, um centro de diagnóstico por imagem do Rio de Janeiro (CDIRJ), para desobstruir o sistema hospitalar e diminuir o tempo de espera por um RX, Tomografia ou Ressonância Magnética, entre outros exames. Deixando a diagnose por imagem nos hospitais apenas para os internos e para suprir a falha/defeito de euipamento de alguma unidade hospitalar, atendendos os direitos dos usuários do SUS.
- Articular poliliticamente e mediante projeto de lei a Criação da Política Municipal de Saúde Funcional nos três níveis de atenção à saúde, abrigando as ações de saúde nas áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Nutrição, Serviço Social, Psicologia, Odontologia, Enfermagem e Educação Física.
- Alterar o Orgonograma da Secretaria de Saúde para a criação de um departamento/divisão de Saúde Funcional dirigida por um profissional de saúde da área da Funcionalidade Humana com células de coordenação com gratificação especifica para Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia.
- Instituir no âmbito das repartições administrativas municipais de quaisquer origem a pratica de ginástica laboral e programa de saúde do trabalhador público municipal.
- Inserção da assistência fonoaudiológica nas escolas públicas para professores para detecção de distúrbios fonaudiológicos visando a prevenção do câncer e em escolares com a finalidade de detectar alterações da voz, da fala e da audição que possam interferir no processo de aprendizagem dos escolares, assim como promover ações de promoção e proteção específica junto a estes escolares e referenciá-los para os serviços especializados.
- Inserir como disciplina obrigatória no currículo do ensino fundamental na Rede de Ensino Pública de Fortaleza o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), assim como noções de BRAILLE visando comunicação integral e inclusão social.
- Criação de casas de passagem e de apoio para familiares ou acompanhantes de pacientes que serão transplantados, aos transplantados de fígado, renais, cardíacos, também destinadas aos pacientes que venham fazer revisão de sua cirurgia.
- Oferta dos serviços de tecnologia assistiva na rede pública de saúde municipal a ser desenvolvido pelos serviços de Terapia Ocupacional.
- Inclusão das brinquedotecas desenvolvidas com a assistência terapêutica ocupacional nos serviços de saúde da rede municipal.
- Oferta no âmbito da educação especial da assistência terapêutica ocupacional a fim de promover detecção precoce das crianças com déficit de aprendizagem e promover a orientação aos professores.
- Criação de um incentivo para as ações de educação em saúde ministradas por nutricionistas junto aos vendedores e ambulantes que atuam no Rio de Janeiro junto aos moradores de nossa cidade e aos turistas que a visitam, com ênfase na higiene pessoal e na manipulação de bebidas e alimentos que são vendidos naquela região.
- Criação de consultorias e treinamento de Nutrição, por profissionais Nutricionistas, da rede de saúde pública, para as Barracas de Praia do Rio de Janeiro, visando a vigilância à saúde no tocante as alimentos comercializados por estes estabelecimentos.
- Criação de Academias Comunitárias cujas atividades sejam ministradas por profissionais de educação física (Projeto SANSÃO – Autoria do Prof.Dr. Danilo Lopes).
- Criação de Programa de Atividade física e esportes a ser ministrado em praças públicas do município do Rio de Janeiro e a oferta do Programa PILATES PARA TODOS em local especifico com enfase para a população idosa do Rio de Janeiro referenciado pelo sistema de saúde.
- Redução da jornada de trabalho no município do Rio de Janeiro na rede pública e privada de saúde de 40h para 30h, abrangendo as profissões de Enfermeiro, Fonoaudiólogo, Farmacêutico/Bioquímico, Psicologo e Nutricionista, a exemplo do direito já adquirido por Leis Federais, referente à jornada de Trabalho de 30 horas para fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais.
- Projeto para que cada unidade de saúde pública, tenha obrigatoriamente um Farmacêutico para dispensação, manipulação, entre outras funções inerentes às suas responsabilidades profissionais.
- Inserir na Política de Saúde Bucal municipal, a partir dos Centros de especialidades odontológicas, serviços de recuperação funcional da articulação temporo-mandibular (ATM) com equipe especializada multiprofissional de saúde.
- Obrigatoriedade do fornecimento de condições de trabalho, tais como fardamento, calçados e equipamentos de proteção individual, filtro solar e programas de atividade laboral para os agentes comunitários de saúde, agentes da vigilância em saúde (endemia e sanitária), entre outros.
- Obrigatoriedade na rede pública de saúde municipal de prioridade para mulheres mastectomizadas no acesso a mamografia da mama contralateral à cirurgia para rastreamento de metástase.
-Ampliar ações intersetoriais e investimento, no combate ao uso de álcool, crack e outras drogas, com atuação na prevenção, tratamento dos dependentes e repreensão do tráfico de drogas;
- Projeto de lei para que as residências terapêuticas que atendem pessoas com problemas mentais ou com dependência só funcionem com profissionais especializados em seu quadro.
- Ampliar o período de internação para desintoxicação das pessoas com dependência quimica para até 60 dias promovendo discussão com os especialistas da área, ex dependentes, familiares e sociedade em geral.
- Projeto social para a capacitação de servidores municipais de saúde e da educação, para implantação de programas de educação em saúde para o combate ao crack, álcool e outras drogas, para o envelhecimento e alimentação saudável, saúde bucal, prevenção de agravos e doenças em geral.
- Articular a criação de um estabelecimento de assistência social e de saúde para cuidados higiênicos e apoio à população de rua, em especial, os dependentes quimicos e usuários de crack e alcool, integrado para referenciamento às unidades de saúde.
- Promover estretégias para a fundação e funcionamento de uma casa de apoio a paciente e familiares de transplantados (hepáticos, renais, cardíacos, de pancrêas) em parceria com os governos estadual e federal.
- Reorganizar a rede, ampliar e melhorar a oferta de acesso aos serviços especializados de Fisioterapia,Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Odontologia, com critérios de contratualização, com prestadores de serviço, vinculada ao controle de qualidade na atenção à saúde no ambito do SUS municipal, em especial, integrada a rede de atenção a saúde da pessoa com deficência e pessoa idosa, incluindo uma Oficina Ortopédica Publica numa parceria entre a Secretaria de Saúde e de Ação Social.
- Redimensionar os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), inovando com o serviço de recuperação temporo-mandibular e implantar um CEO em cada um dos bairros de grande população iniciando pelo Conjunto Ceará, que atenda as quatro etapas.
- Articular a criação de uma rede de transporte para que a pessoa com deficiência possa acessar aos serviços especializados de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, bem como a ênfase no Programa de Atendimento Domiciliar (Melhor em Casa).
POLITICAS PARA OS TRABALHADORES/SERVIDORES MUNICIPAIS
- Redimensionar e UNIFICAR o Plano de Cargos e Carreiras e Salários de acordo com o PCCS do SUS, para todos os servidores e trabalhadores da Saúde, revendo salários, remuneração, carga horária, gratificações e sobretudo as condições de trabalho, adequando e corrigindo também a classificação para o grau de insalubridade. Considerando no novo PCCS SUS MUNICIPAL, o tempo de serviço o engajamento em projetos e programas de controle social e de saúde coletiva.
- Revisar e adequar o pagamento da PRODUTIVIDADE paga atualmente sem critério de equidade, de acordo com o grau de complexidade do trabalho, risco à saúde, entre outros, fatores a ser estudado com a participação de comissões multiprofissionais e em todos os níveis.
- Lutar e articular junto ao poder executivo para que o ingresso no serviço municipal seja somente por meio de conscurso público.
- Elaborar um Projeto para a Criação de uma politica de Seguridade Social envolvendo saúde, previdência e assistência social para os trabalhadores servidores municipais de todos os setores e seus dependentes, inativos e aposentados.
- Defender melhores condições de ambiente de trabalho na saúde, refeições, local de repouso, sem diferença entre categorias profissionais em especial as de nivel superior, equipamentos de proteção individual e coletiva de boa qualidade, aumentando a biossegurança no trabalho.
-Melhorar as condições de trabalho, remuneração e segurança para os trabalhadores da atenção básica.
- Fomentar e articular a especialização como educação continuada, para que nos CEOs existam somente cirurgiões dentistas especialistas como é o certo e utilizar como critério a especialidade como quesito para cargo num concurso público.
- Articular junto a PM, a construção de um edificio garagem no mesmo local de estacionamento do IJRJ, com uma catraca eletrônica mediante cartão magnético ou similar, uma vez que os mesmos tem seus carros batidos e sem o local não possui nenhuma segurança.
- Aumentar a segurança dentro e fora das unidades de saúde do municipio em especial as da periferia e nos hospitais.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE, INFRAESTRUTURA E AÇÕES SOCIAIS PARA O MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO.
- Criação da Companhia Municipal de Balé Clássico, Dança Moderna, Folclore Escolas Municipais de Artes Cênicas e Dança do Rio de Janeiro, com crianças da rede de escolas públicas, sem e com deficiência motora, auditiva ou visual que podendo funcionar dentro dos CUCAS.
- Criação, mediante projeto de lei, do Programa de Saúde Vocal para Professores da Rede Pública de Educação.
- Articulação politica para a revitalização e organização sanitária dos estabelecimentos de vendas de alimentos e bebidas na região das peixarias.
- Criação da Política Municipal de Respeito à Vida e Proteção do Pedestre, Ciclista e Motociclista, em especial, o respeito efetivo à Faixa de Pedestre com campanhas de orientação inicialmente e posteriormente aplicação de multas para os que não cumprirem o que preconiza a legislação de trânsito.
- Incentivar à pratica do ciclismo, aumentando as ciclovias de Fortaleza.
- Estimular a criação de um Programa de Educação Permanente para os profissionais e trabalhadores da área do Turismo, com ensino básico das línguas inglesa, francesa e espanhola em parceria com a Casa de Cultura ou com cursos privados que possam doar bolsas para o programa, assim como cuidados básicos emergências de saúde a ser ministrado em parceria com universidades do Rio.
- Incentivar a prática de badminton por crianças e adolescentes da rede pública de educação.
- Articular a criação de intercâmbio entre o turismo e os esportes com ações associadas visando a elaboração de campeonatos de divulgação internacional, em especial no que tange ao Futebol, visando o ensino de crianças e adolescentes dos mais diversos países, em especial, os países de língua portuguesa.
- Articular a criação do Programa “Cuidando do cuidador”, visando as orientações posturais a este trabalhador da saúde em busca de uma melhor qualidade de vida.
- Criação e distribuição gratuita para a população do Rio de Janeiro do Guia de Referência de Serviços de Saúde para o Usuário do SUS com o MAPA DA SAÚDE no município do Rio de Janeiro, catalogados pelo tipo de serviço, descrição do serviço, endereço, telefone, rota de ônibus para o acesso geográfico ao serviço (Proposta fundamentada na Dissertação de mestrado da candidata - Dra. Cristhina Brasil)
- Elaboração de uma rede de comunicação entre os profissionais e trabalhadores da saúde e da educação da rede municipal e as pessoas com deficiência auditiva a partir de um programa de educação permanente visando o aprendizado da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).
- Elaboração de um programa para pratica de paraesportes, com a criação de escolinhas páraesportivas no Rio de Janeiro pelo menos uma, em cada secretaria executiva regional (SER).
- Incentivo a abertura de restaurantes populares, a R$1,00 o valor da refeição, com direito a um suco e uma fruta, em sintonia com o Programa de Governo FOME ZERO, pelo menos um em cada Secretaria Executiva Regional, dando prioridade aos bairros de menor IDH (em parceria com o governo do Estado, com o Governo Federal, e as indústrias do Rio de Janeiro.
- Incentivo a abertura de Brechós Públicos Municipais, cuja recepção e doação das roupas, calçados, toalhas e lençóis será gratuita, mediante cadastro e declaração de necessidade e dificuldade financeira.
- Incentivar projetos para a coleta de lixo seletiva e reciclagem mais efetiva, por meio de processo de educação nas escolas publicas municipais e privadas.
- Assegurar a aplicação do Estatuto do Idoso, com prioridade á saúde, dignidade, celeridade em atos públicos (certidões e demais documentos).
- Estimular campanhas contra a violência com os IDOSOS seja fisica, psicológica, abusos financeiros, abandono, entre outras formas.
- Propor a criação de uma unidade orçamentária própria para o Conselho Municipal de Saúde no orçamento da Secretaria Municipal de Saúde, assim como também, para os Conselho Municipal de Assistência Social para maior autonomia e gerencia direta do recurso.
PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA AOS ANIMAIS, SAÚDE ANIMAL E HUMANA
- Articular a criação, implantação e implementação de um HOSPITAL MUNICIPAL VETERINÁRIO DO RIO DE JANEIRO (HMVRJ), público, com um sistema de castração e adoção em parceria com as instituições de ensino superior (IES), a partir de residência em medicina veterinária.
- Incentivar por meio de articulação politica junto a PMRJ (Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro ), a ampliação da equipe do NASF com a presença do Médico Veterinário.
- Reorganizar o sistema de atenção e vigilância às zoonoses, com participação popular, por meio de representação dos protetores, para que a eutanásia somente seja feita quando necessária, de acordo com as normas do Conselho Federal de Medicina Veterinária.
- Vincular, por meio de projeto de lei, a venda de venenos para a agricultura somente com prescrição do médico veterinário em formulário proprio, afim de acabar com a matança indiscriminada de animais.
terça-feira, 17 de julho de 2012
domingo, 15 de julho de 2012
Policiais cercam hospital do Rio e pacientes são transferidos Prédio do Iaserj, no Centro da cidade, era esvaziado. Funcionários fizeram protesto contra desocupação do hospital. Do G1, em São Pau
O prédio do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro(Iaserj), no Centro do Rio, estava cercado pelo batalhão de choque da Polícia Militar desde a noite de sábado (14) para a desocupação do hospital.
Na madrugada de domingo (15), pacientes eram transferidos do local por 14 ambulâncias. Até o horário, a administração do Iaserj não havia confirmado o número de pessoas internadas no hospital.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o terreno do Iaserj foi cedido ao Instituto Nacional de Câncer pelo Governo do Estado em 2008. No local, será erguido um centro de tratamento e pesquisa do câncer.
Cerca de 100 profissionais da saúde protestavam contra a desativação do hospital. "Estão tirando os pacientes no meio da madrugada. Os portões estão trancados, os funcionários não podem entrar", afirmou Mariléa Ormond, presidente da Associação dos Servidores do Iaserj (Asfiaserj).
"O plano para a retirada dos pacientes foi rompido. Invadiram o hospital e na força retiraram pacientes em coma, com morte cerebral, e as famílias só estão sendo avisadas agora", disse um médico do Iaserj, Valor J. Alves Filho.
Em nota datada do dia 4 de junho, a Secretaria Estadual de Saúde afirmou que nenhum serviço do Iaserj será fechado ou interrompido e que, hoje, "o Iaserj possui serviços de ambulatório, 12 leitos de UTI e 18 leitos de enfermaria". Esses serviços seriam transferidos e ampliados no Hospital Estadual Getúlio Vargas e em outros pontos da cidade.
quarta-feira, 11 de julho de 2012
domingo, 8 de julho de 2012
sábado, 7 de julho de 2012
Importante aí, o aspecto fiscalizatório...Nada é fiscalizado, virou uma festa de acordos. Existem leis municipais que existem, assim como as verbas, que são destinadas e gastas, só que com outras coisas, se é que me entende. Temos nossas cuecas aqui no Rio também, assim como o mensalão e que poucos sabem, teve início na cidade maravilhosa. Logo, fiscalizar é preciso. Estamos de olho!
RUMO À VITÓRIA!!!
Amigos, a luta continua. Aprendemos quando erramos, no exatato momento em que tiramos proveitos, primeiro, de nossas próprias falhas e depois os erros do próprio "sistema", que já sabíamos o quanto era errado e os subestimamos. Aprender com os próprios erros é o primeiro passo real, talvez até o único, para mudarmos algo que julgamos necessário. Avida é uma eterna batalha em busca do aprendizado, daí a valorização dos erros, pois são estes, nossos grandes Mestres. Está bem próxima a outra batalha. Estarei mais lúcido, mais atento e com certeza, um pouco melhor preparado. Juntos, unindo forças, faremos uma bela história pela saúde, pela educação, pela dignidade, contra a homofobia, por um Estado laico e pela diversidade
. Allan Ponts.*.
. Allan Ponts.*.
sexta-feira, 6 de julho de 2012
Dr. Allan Ponts Verador - 23856
Começa hoje...
Dr. Allan Ponts
Verador pelo RJ
PPS -23856
SAÚDE E EDUCAÇÃO. O RIO PRECISA!
COMPARTILHE ESTA IDEIA. O RIO AGRADECE!
quinta-feira, 5 de julho de 2012
quarta-feira, 4 de julho de 2012
ESTA CIDADE, PATRIMÔNIO DECLARADO PELA UNESCO, PRECISA SER ACESSÍVEL A TODOS. SÓ ASIM, SEREMOS VERDADEIRAMENTE FELIZES NESTA CIDADE. ISSO COMEÇA POR MIM, PASSA POR VOCÊ E TERMINA COM A RESPONSABILIDADE DE NOSSOS GOVERNANTES, QUE DEPENDE DE NOSSA COLABORAÇÃO CIDADÃ. VAMOS TODOS PARTICIPAR PARA QUE ELA FIQUE CADA VEZ MAIS LINDA?
terça-feira, 3 de julho de 2012
segunda-feira, 2 de julho de 2012
Rio recebe título de Patrimônio Cultural da Humanidade Chancela da Unesco garante mais políticas públicas para áreas turísticas. Votação do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco aconteceu na Rússia.
Fonte: G1
Este domingo (1º) é um dia histórico para o Brasil. Esta é a data em que a cidade do Rio de Janeiro tornou-se a primeira do mundo a receber o título da Unesco de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural Urbana. A candidatura, apresentada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi aprovada durante a 36ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em São Petersburgo, na Rússia. As informações são do Iphan.
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, que acompanharam os trabalhos, comemoraram a decisão que resultou na inclusão de mais um bem brasileiro na Lista de Patrimônio Mundial. A votação estava prevista para acontecer no sábado (30), mas foi adiada para este domingo (1º).
O secretário municipal de Turismo, Pedro Guimarães, se pronunciou logo após o anúncio da Unesco.
Para ele, o título foi merecido: "A cidade que é um orgulho para seu povo e uma paixão para todo turista que a visita recebe, de forma merecida, o reconhecimento oficial de seu carinhoso apelido de Cidade Maravilhosa", comemorou ele.
O Jardim Botânico é considerado um dos principais pontos turísticos do Rio (Foto: Rodrigo Vianna / G1)
Para a ministra, o resultado vem “coroar um belíssimo trabalho que evidencia a cidade que nasceu e cresceu entre o mar e a montanha e, com criatividade e talento criou paisagens - hoje mundialmente conhecidas - que a tornaram excepcional e maravilhosa”.
saiba mais
Rio é eleito pela segunda vez destino gay mais sexy do mundo
Iphan lança candidatura do Rio a Patrimônio Cultural da Humanidade
Já o presidente do Iphan explicou que “a paisagem carioca é resultado da utilização intencional da natureza que, atendendo aos interesses econômicos dos colonizadores portugueses, formou espaços únicos no mundo que destacam a originalidade do Rio de Janeiro expressa pela troca entre diferentes culturas associadas a um sítio natural”.
A partir de agora, os locais da cidade valorizados com o título da Unesco serão alvo de ações integradas visando à preservação da sua paisagem cultural. São eles: Pão de Açúcar, Corcovado, Floresta da Tijuca, Aterro do Flamengo, Jardim Botânico e a Praia de Copacabana, além da entrada da Baía de Guanabara. As belezas cariocas incluem, ainda, o forte e o Morro do Leme, o Forte de Copacabana e o Arpoador, o Parque do Flamengo e a enseada de Botafogo.
Rio foi a primeira cidade a se candidatar como Patrimônio Mundial com Paisagem Cultural Urbana (Foto: José Raphael Berrêdo/G1)
O Rio como Patrimônio da Humanidade
O Iphan trabalha na candidatura do Rio como Paisagem Cultural da Humanidade há alguns anos, em parceria com a Associação de Empreendedores Amigos da Unesco, da Fundação Roberto Marinho, do governo e da prefeitura do Rio. Em setembro de 2009 o Iphan entregou à Unesco o dossiê completo da candidatura, justificando sua importância e seu valor universal que está principalmente na soma da beleza natural da cidade com a intervenção de humana.
Em janeiro de 2011, o Centro do Patrimônio Mundial da Unescp, sediado em Paris, decidiu pela inclusão da candidatura do Rio de Janeiro na agenda da 36ª WHC.
Candidata por inteiro
O Rio foi a primeira cidade a se candidatar inteira a Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural Urbana. O reconhecimento do Rio de Janeiro culminará uma nova visão e abordagem sobre os bens culturais inscritos na Lista do Patrimônio Mundial.
Locais como Corcovado serão alvo de ações integradas visando a preservação (Foto: Marcos Teixeira Estrella / TV Globo)
O conceito de paisagem cultural foi adotado pela Unesco 1992. Até o momento, os sítios reconhecidos mundialmente como paisagem cultural relacionam-se a áreas rurais, a sistemas agrícolas tradicionais, a jardins históricos e a outros locais de cunho simbólico, religioso e afetivo.
Há cerca de dois anos, o Rio se candidatou ao título de Sítio Urbano Misto, que acabou não sendo aceito pela Unesco. O Iphan foi orientado então a valorizar as paisagens culturais.
O Brasil conta atualmente com 18 bens culturais e naturais na lista de 911 bens reconhecidos pela Unesco.
domingo, 1 de julho de 2012
sábado, 30 de junho de 2012
sexta-feira, 29 de junho de 2012
quinta-feira, 28 de junho de 2012
CARO ELEITOR, EM OUTUBRO, ANTES DE CHEGAR NA URNA ELEITORAL, PUXE ESTES NOMES DO BOLSO E VEJAM OS CANDIDATOS A PREFEITO EVEREADOR QUE ELES ESTÃO INDICANDO E NÃO VOTEM NELES. FOI UMA VERGONHA A NÃO APROVAÇÃO DAS 30 HORAS PARA A ENFERMAGEM, QUE CARREGA OS HOSPITAIS NAS COSTAS. COMPARTILHE PARA TODOS OS SEUS AMIGOS. A SAÚDE AGRADECE!
LISTA DOS DEPUTADOS QUE REPROVARAM AS 30 HORAS PARA A ENFERMAGEM:
CONHEÇAM A LISTAGEM DA VERGONHA: Deputados que Votaram Nao, Obstrução e abstenções do PL das 30 horas da Enfermagem:
Alceu Moreira RS Não
André Zacharow PR Não
Aníbal Gomes CE Não
Celso Maldaner SC Não
Darcísio Perondi RS Não
Edinho Araújo SP Não
Edio Lopes RR Não
Eduardo Cunha RJ Obstrução
Fabio Trad MS Não
Hermes Parcianello PR Não
Leonardo Picciani RJ Obstrução
Manoel Junior PB Não
Marçal Filho MS Não
Marcelo Castro PI Não
Marinha Raupp RO Não
Mauro Benevides CE Não
Osmar Terra RS Não
Professor Setimo MA Não
Renan Filho AL Não
Rogério Peninha Mendonça SC Não
Valdir Colatto SC Não
Arthur Lira AL Não
Esperidião Amin SC Não
Iracema Portella PI Não
Jeronimo Goergen RS Não
Nelson Meurer PR Não
Roberto Teixeira PE Não
Bernardo Santana de Vasconcellos MG Não
Izalci DF Não
Danrlei De Deus Hinterholz RS Não
Hugo Napoleão PI Não
Irajá Abreu TO Não
Onofre Santo Agostini SC Não
Afonso Florence BA Obstrução
Amauri Teixeira BA Obstrução
Assis do Couto PR Obstrução
Cândido Vaccarezza SP Abstenção
Carlos Zarattini SP Não
Cláudio Puty PA Obstrução
Devanir Ribeiro SP Abstenção
Domingos Dutra MA Abstenção
Fernando Marroni RS Obstrução
Gilmar Machado MG Obstrução
Iriny Lopes ES Obstrução
Jesus Rodrigues PI Não
Leonardo Monteiro MG Obstrução
Luiz Alberto BA Obstrução
Luiz Couto PB Obstrução
Marco Maia RS Art. 17
Nazareno Fonteles PI Obstrução
Newton Lima SP Obstrução
Padre João MG Obstrução
Padre Ton RO Obstrução
Paulo Ferreira RS Obstrução
Paulo Pimenta RS Obstrução
Paulo Tadeu DF Obstrução
Paulo Teixeira SP Abstenção
Reginaldo Lopes MG Obstrução
Ricardo Berzoini SP Obstrução
Taumaturgo Lima AC Obstrução
Valmir Assunção BA Abstenção
Waldenor Pereira BA Obstrução
Alex Canziani PR Obstrução
Paes Landim PI Abstenção
Silvio Costa PE Não
quarta-feira, 27 de junho de 2012
terça-feira, 26 de junho de 2012
ATENÇÃO ENFERMAGEM! 30 HORAS JÁ!!!!!!!!!!
Lu Machado
Lu Machado adicionou uma nova foto.
JORNADA 30 HORAS Atenção Psicólog@s Mineir@s e Estudantes de Psicologia. O SINDICATO DOS PSICÓLOGOS DE MINAS GERAIS está mobilizando uma caravana à cidade de Brasília – DF para acompanhar a votação do PL para a jornada de até 30 horas para @s Psicólog@s, em mais uma comissão da Câmara dos Deputados. Saída dia 2 de Julho (segunda feira) às 19:00 horas – na sede do CRP04 – Rua Timbiras 1532, Lourdes. Retorno dia 3 de julho (terça feira) às 19:00 horas. Ônibus Semi-leito, apoio/CRP MG. Coordenação/Inscrição com o Sindicato dos Psicólogos do Estado de Minas Gerais – PSINDMG. As inscrições serão realizadas por e-mail ou telefone, informando o nome completo, RG, CPF, Endereço. Favor nos informar um contato para urgência. Inscrições até dia 28/06/12 até as 12hrs. Em outros movimentos, algumas pessoas se inscreveram e não compareceram, tirando assim a oportunidade de pessoas, com real interesse, na viagem Pedimos encarecidamente para aqueles que se comprometerem, não faltarem. Volney Lopes de Araújo Costa Diretor Secretário Contatos: 9701 3636 volneyaraujo@gmail.com
Você está recebendo este e-mail porque listou Lu Machado como uma amiga próxima. Alterar notificações de melhores amigos.
segunda-feira, 25 de junho de 2012
POR ESTA E POR OUTRAS, DIGA SIM À SAÚDE E NÃO AO ATO MÉDICO!
25/06/2012 12h42 - Atualizado em 25/06/2012 13h19
Clínica no RJ é investigada por retirar útero de paciente grávida
Gravidez foi descoberta numa biópsia do órgão retirado.
Polícia já convocou dono da clínica e médico para prestar depoimento.
Fonte:G1
Uma clínica em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, está sendo investigada pela polícia após ter realizado uma cirurgia para a retirada de útero de uma paciente, que só depois do procedimento descobriu que estava grávida, como mostrou o RJTV.
No início desse ano, Cenira dos Santos, de 37 anos e mãe de duas filhas, procurou atendimento na unidade médica. O médico afirmou que seria necessária uma histerectomia, cirurgia para a retirada de todo o útero.
A cirurgia foi realizada no Hospital de Clínicas de Belford Roxo, que atende pelo Sistema Único de Saúde, no dia 11 de abril. Antes da operação, segundo a família da paciente, não foram feitos mais exames.
A gravidez foi descoberta numa biopsia do órgão retirado, que constatou a presença de um feto de cerca de três centímetros, aproximadamente, quatro semanas de gestação. Como o ciclo menstrual de Cenira estava irregular, por causa de medicamentos para regredir os miomas, ela nem desconfiou da gravidez.
“Eu nunca abortei na minha vida, já passei por muita dificuldade , mas nunca tirei um filho. Porque eu acho que a vida é muito importante e eu acho que este é um dom que Deus deu pra mulher”,diz Cenira, visivelmente abalada.
Investigação
O caso está sendo investigado pela Delegacia da Mulher de Belford Roxo, que já convocou o dono da clínica e o médico responsável pela cirurgia. Eles devem ser ouvidos esta semana e podem ser processados pelo casal. “A população tem que saber o que está acontecendo e os médicos têm que ter mais amor pelos seus pacientes”, diz Rubem, marido de Cenira.
“Depois que passou a anestesia eu senti muita dor. Eu já tive filhos e não senti esta dor. Já tive duas cesáreas e não senti essa dor e remédio nenhum passava”, lembra a paciente.
Em nota, a direção do hospital informou que ficou ciente do caso apenas na sexta-feira (22) e está abriu procedimento para averiguar o ocorrido. "As pacientes procuram atendimento no hospital, onde é feita uma triagem e são encaminhadas para os respectivos médicos, de acordo com a especialidade. Quem avalia, indica e solicita exames para cirurgia é o médico responsável e a administração não tem ciência de certas questões. O diretor da casa de saúde não participa de agendamento e/ou avaliação de paciente para cirurgia. Mesmo assim, a comissão de ética do hospital já está procurando saber o que de fato aconteceu para dar o suporte necessário a paciente", diz a nota
domingo, 24 de junho de 2012
sábado, 23 de junho de 2012
sexta-feira, 22 de junho de 2012
quinta-feira, 21 de junho de 2012
quarta-feira, 20 de junho de 2012
terça-feira, 19 de junho de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)