terça-feira, 8 de maio de 2012
"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas que já tem a forma do nosso corpo e esquecer nossos caminhos
que nos levam sempre aos mesmos lugares.
É o tempo da travessia e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."
Fernando Pessoa
Saúde não é só ter mais hospitais para atender aos doentes, é prevenção também é. Na maioria das vezes quando precisamos ir a um hospital ou qualquer outro profissional da saúde já é tarde, a doença já está instalada e o que se poderá fazer é muito pouco. Muitas vezes quase nada, apenas diminuir o sofrimento para que se tenha alguns dias sem dor antes da morte. Mas ai você amigo leitor me pergunta: E o que é que o poder público tem a ver com isso? Te respondo: TUDO!
Por exemplo: Você que esta ai agora com aquela dorzinha de cabeça ou aquele desconforto nas costas pode ser apenas desconfortos mas poderá ser visão cansada, pressão alta, Otite, Sinusite, ou qualquer outra "ite" mas por que você não recebeu a devida informação e não tem um plano de saúde CARÍSSIMO pagos com seu suado dinheirinho, não conseguirá ter o auxílio devido. Os Postos de saúde quando existem, e quando há profissionais da saúde, normalmente ou estão sucateados ou o "Dr. hoje não veio" não se encontra. Mas os impostos referente a sua consulta já foram retirados antes na hora da sua compra no supermercado, na loja de departamentos, na compra da roupa etc, etc, etc.
Os médicos que atendem em Postos de Saúde fizeram um juramento quando se formaram e prestaram um concurso para entrar como funcionário da prefeitura, Estado, Governo Federal, e em seu contrato de trabalho vigoram certas normas as quais OBRIGATÓRIAMENTE tem que ser cumpridas. Se o horário de trabalho dele for de 6 horas diárias por exemplo, não importa se ele atendeu 1 ou 30 pacientes, ele tem que cumprir as 6 horas de jornada e ponto final.
Se você está desconfiado que no posto de saúde próximo da sua residência não estão cumprindo toda a jornada de trabalho, envie emails, telefone para prefeitura, TV, rádio. DENUNCIE. Não adianta bater boca com o administrativo, ele pode fazer absolutamente nada. Quem pode fazer é VOCÊ. Questione a autoridade competente, questione ao diretor do posto de saúde, não se contente com apenas um "hoje o Dr. não veio" pois a prefeitura é OBRIGADA a ter funcionários eventuais para reposição de emergência.
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO BAIRRO QUE VOCÊ MORA!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário