quarta-feira, 16 de maio de 2012
Teresa Cintra 16 de Maio de 2012 08:46
Colegas,
Venho hoje, com o propósito de esclarecer alguns aspectos sobre o Ato Médico. Senti esta necessidade pela pouca importância que o assunto tem despertado entre nossos colegas de profissão. Sei que estamos engajados em outras frentes de luta, como as 30h e o piso salarial, mas não podemos esquecer-nos do Projeto de Lei que irá interferir em nossas conquistas e desempenho profissional do dia-a-dia, inibindo nossas ações. Estou falando do Projeto Lei do Ato Médico.
Ao contrário do que muita gente pensa o Ato Médico vai muito além da Acupuntura, interferindo no campo de atuação das demais profissões de saúde não-médicas e eliminando os conceitos de equipe multiprofissional, tão difundida no mundo todo. O objetivo maior dos profissionais da área de saúde, sempre foi o paciente e seu restabelecimento integral e completo. Objetivo que só será alcançado em trabalho conjunto, cada qual atuando em seu campo, com respeito e dignidade.
Se no passado o médico já não conseguia realizar todos os cuidados necessários na recuperação do enfermo, imagine agora com a evolução e complexidade de tratamentos e cuidados?
A Enfermagem vem evoluindo ao longo dos anos. Se antigamente (muito antigamente) os cuidados de enfermagem eram empíricos, e necessitavam da constante supervisão médica, hoje se baseiam em fundamentos e conhecimentos científicos adquiridos nas Universidades e cursos de pós-graduação e especialização. Há muito que a Enfermagem não é mera executora de ordens, mas um profissional que trabalha ao lado e com os demais profissionais de saúde. Somos sim, uma profissão embasada em conhecimentos científicos. Como tal, temos condições de desempenhar nossas funções e atribuições.
O Ato Médico cria uma linha vertical hierárquica, transformando todos em meros técnicos. Não podemos esquecer que a Medicina é a última profissão a ser regularizada, as demais já o são (com exceção da acupuntura). Não estamos querendo nada que seja do médico, é o Ato Médico que tenta tirar atribuições que já são desenvolvidas por outros profissionais. É preciso ler o texto do Ato Médico de maneira crítica e racional. Apenas desta maneira é possível ver o que se esconde nas entrelinhas.
Centralizar todo o serviço de saúde nas mãos dos médicos é elitizar mais ainda o serviço de saúde.
Com relação ao que alguns adeptos do Ato Médico colocam sobre outros profissionais estarem fazendo "cirurgia plásticas, aplicando silicone, botox de qualquer jeito, procedimentos estes que deveriam ser exclusivos a médicos" , gostaria de informar que o Código Penal Brasileiro já define como crime a prática de tais ações e os que a praticam já respondem por isto. Não é a área que queremos atuar. E tampouco, é preciso o Ato Médico para inibir tais procedimentos, a lei já é bem clara neste aspecto e os próprios conselhos de classe de cada categoria profissional também são contrários a tais práticas. É um argumento sem fundamento. O que queremos é o exercício pleno de nossas funções, conquistadas ao longo da história e da evolução da saúde.
Então, a pergunta é:
Qual o verdadeiro motivo no Ato Médico? Simples, criar um domínio no mercado de trabalho, vinculando todos os profissionais de saúde aos médicos.
E o que isto significa? Monopólio do mercado da saúde. Se alguém já teve a curiosidade de ler ou pelo menos passar os olhos na nossa Constituição de 1988, verá que este tipo de Monopólio é ilegal e inconstitucional. É por isto que lutamos contra o mesmo. Nossa luta não é contra o profissional médico. Nossa luta é contra a redação do Ato Médico.
Quem somos? Enfermeiros, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Optometristas, Terapeutas Ocupacionais, Assistentes Sociais, Acupunturistas, Farmacêutico-bioquímico, Psicólogos, Nutricionistas... Pessoas que lutam por seu ideal e sua profissão. Pessoas que estudaram de 04 a 05 anos, além de cursos de especialização e outros. Pessoas que assumem suas profissões com amor, dedicação e competência. Pessoas de coragem, ajustadas e certas de seu ponto de vista. Pessoas que não tem medo de dizer em alto e bom tom: PRESIDENTE DILMA, VETE O ATO MÉDICO!
Colegas, pela importância da multidisciplinaridade no âmbito da promoção da saúde brasileira, pela manutenção das conquistas já adquiridas, vamos assinar, divulgar e compartilhar o abaixo-assinado Presidente, Dilma! Vete o Ato Médico.
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=P2012N20540
Para a confirmação da assinatura, será enviado um e-mail pedindo para validar a mesma, clicando onde se pede. Caso contrário o voto não será válido.
ISOLADOS SOMOS APENAS UM, JUNTOS SOMOS MILHARES!!!!
Teresa Cintra.
Lista de assinaturas do abaixo-assinado PRESIDENTE DILMA, VETE O ATO MÉDICO!
www.peticaopublica.com.br
Nós subscrevemos o abaixo-assiando PRESIDENTE DILMA, VETE O ATO MÉDICO! para Presidente da República...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Os Enfermeiros foram recadastrados justamente porque tinha técnico querendo se passar por enfermeiro;Enfermeiro querendo se passar por Médico;somos HONESTOS e não ROUBAMOS NADA DE NENHUMA PROFISSÃO.
ResponderExcluir